HOMENAGEADO DO MÊS

HOMENAGEADO: Lula Cardoso Ayres, pintor Pernambuco de vanguarda, sua obra impressiona pelas formas. É um iluminado.
Período: 01 de novembro de 2012 a 31 de dezembro de 2012.

HOMENAGEADOS DO MÊS

1º HOMENAGEADO: O apresentador Maurício Melo Júnior, conhecido como Maurícinho em minha terra natal, apresentador do programa LEITURAS na TV Senado. Pelo trabalho maravilhoso de levar ao conhecimento público uma gama de autores, valorizando o trabalho deles em todos os níveis. Suas entrevistas são imparciais e serenas, tornando o seu programa muito agradável.
Período: 23 de outubro de 2010 a 30 de novembro de 2010.

2º HOMENAGEADO: O escritor Luiz Berto pela sua maneira de escrever de forma irreverente e elegante de fatos corriqueiros da vida cotidiana, fatos esses que ficaram marcados, por exemplo, em seu livro “A Prisão de São Benedito e Outras Histórias”. O mesmo mantém um site (www.luizberto.com), pelo qual divulga a cultura popular, chamado Jornal Besta Fubana e motiva a outrem escrever, democratizando as opiniões e zelando pelo bom senso cultural daqueles que o acompanham. 
Período: 01 de dezembro de 2010 a  02 de janeiro de 2011.

3º HOMENAGEADO: O escritor Juareiz Correya pela sua trajetória de luta para divulgar a cultura poética Palmarense. Em 1973 foi o idealizador de uma antologia, chamado “Poetas de Palmares” publicado pela Editora Palmares. Sua obra literária é rica com diversas publicações e hoje tem um site chamado Jornal do Juareiz Correya (http://blig.ig.com.br/juareizcorreya). Sua nova empreitada é o 1º Encontro Literário da Mata Sul de Pernambuco, previsto para setembro de 2011. 
Período: 03 de janeiro de 2011 a 02 de fevereiro de 2011.


4º HOMENAGEADO: O escritor Antônio Campos pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo como curador da Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco (http://www.fliporto.net), democratizando a literatura e aproximando extremos.
Período: 03 de fevereiro de 2011 a 28 de fevereiro de 2011.


5º HOMENAGEADO: O publicitário e escritor Marcelo Alcoforado, pois escrever no bom português não é fácil, ainda mais com muito requinte. É assim que escrever o ilustre homenageado deste mês. Em sua coluna A PROPÓSITO, essa publicada em Jornais e Sites, tais como JORNAL O NORTE, BLOG DO MAGNO MARTINS E JORNAL BESTA FUBANA, aborda os diversos temas do cotidiano com muita elegância e conteúdos históricos, proporcionando aos leitores uma transferência de conhecimento e agradável leitura.
Período: 01 de março de 2011 a 31 de março de 2011.

6º HOMENAGEADO: O escritor Reginaldo Leite, residente em Jaboatão dos Guararapes – PE, que foi executivo da Phillips do Brasil, Prof. Universitário, pelo trabalho de pesquisas e divulgação da Ordem Rosacruz - AMORC, além de uma colaboração intelectual aos iniciados nos estudos da Maçonaria e Martinismo. Assíduo leitor da literatura cabalista. Tem uma forma serena e nítida de decompor temas complicados aos olhos dos mais jovens. Mantém uma tradição de ensinamento oral, porém, alguns de seus artigos, democraticamente, coloca a disposição dos interessados no Scribd.  Trata-se de um exímio palestrante.
Período: 01 de maio de 2011 a 31 de maio de 2011.

7º HOMENAGEADO: O escritor Palmarense José Maria Sales, mais conhecido como Poeta Pica Pau. Trata-se de um poeta que explora sua criatividade utilizando um linguajar matuto ou por muitos entendidos como caipira. A profundidade de seus versos valoriza a vida rural, bem como aborda temas da vida cotidiana com muita alegria.   Que sua luz continue iluminando a poesia nordestina eternamente.
Período: 01 de junho de 2011 a 30 de junho de 2011.

8º HOMENAGEADO: O jornalista, curador da bienal do livro de Pernambuco e escritor Homero Fonseca pelo trabalho de divulgação da Cultura, em especial a literatura. Ele tem um excelente blog na internet http://www3.interblogs.com.br/homerofonseca, confira!
Período: 01 de julho de 2011 a 31 de agosto de 2011.


9º HOMENAGEADO: O médico, filosofo, palestrante e escritor Mário Sergio Sales, reside em São Paulo, mas fala para mundo através de seus blogs. Em especial, “Poética Mariana”. Confira o link: http://poeticamariana.blogspot.com. Boa leitura.
Período: 01 de setembro de 2011 a 30 de setembro de 2011.


10º HOMENAGEADO: Para quem gosta de escrever, o faz com muito amor, por esse motivo o homenageado desse mês é o jornalista Joelmir Beting. Esse blog é de poesia, mas, digamos, o Joelmir é um poeta da “literatura econômica”, ou pode ser chamado, também, de escultor de texto. Sabe focar bem seus argumentos com poucas palavras, sendo direto e por vezes com um cunho cômico, quando, no fecho de ouro de suas idéias e percepções. Confira o link de seu site: http://www.joelmirbeting.com.br/. Boa leitura.
Período: 01 de outubro de 2011 a 31 de outubro de 2011.


11º HOMENAGEADO: Sempre estamos homenageando pessoas que produzem, através de sua sensibilidade, arte para sociedade, cujo objetivo é propagar a beleza e o que é bom. Nesse mês não estamos homenageando um escritor, mas sim, o artista plástico Silvio Alvarez. Digamos que através de seu trabalho ele faz da vida uma linda poesia de formas e cores, difundido-a para crianças, jovens, adultos e idosos. Por isso, indico o blog - http://silvioalvarez.blogspot.com/, além dele tem o endereço no FACEBOOK - http://www.facebook.com/profile.php?id=740449134. Curtam!

Período: 01 de novembro de 2011 a 31 de março de 2012.


12º HOMENAGEADO:  CHICO ANYSIO nosso silêncio nesse momento é para demonstrar o respeito e a alegria que teve pelo povo brasileiro. Se o silêncio representa ausência do som no universo, neste momento, o universo se rende em respeito a você!

Período: 01 de abril de 2012 a 31 de maio de 2012.


13º HOMENAGEADO: O Além da Poesia prestigia sempre alguém que vai além da escrita, pois, entende que a poesia também se faz da arte, dessa forma, homenageamos o Francisco Brennand, por vezes comparo sua arte com a arte Egípcia e Suméria cheia de figuras e símbolos produzidos com muito carinho e com o imaginário criativo extraordinário. Segue o link para conhecerem um pouco mais dessa arte:

Arte Cerâmica de Francisco Brennand

Período: 01 de junho de 2012 a 30 de junho de 2012.

14º HOMENAGEADO: Ariano Suassuna, sua obra fala tudo que podemos pensar a respeito de um autor.

Período: 01 de agosto a 31 de outubro de 2012.


15º HOMENAGEADO: Lula Cardoso Ayres, pintor Pernambuco de vanguarda, sua obra impressiona pelas formas. É um iluminado.


Período: 01 de novembro de 2012 a 30 de novembro de 2012.